CARREGANDO

Digite para pesquisar

Brasília Cidades Destaques Entretenimento Saúde e Ciência

Zoológico de Brasília fecha por suspeita de gripe aviária

Compartilhar

Dois animais mortos acendem alerta sanitário; Ibaneis Rocha compara cenário à pandemia de Covid-19 e diz que doença “se espalhará pelo mundo”.

O Zoológico de Brasília suspendeu as atividades nesta quarta-feira (15) após a morte suspeita de um pombo e um pato, possivelmente infectados pelo vírus H5N1 da gripe aviária. O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou à imprensa que a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) já realiza exames nos animais e que o local permanecerá fechado “por precaução” até a liberação dos resultados.

A decisão ocorreu após funcionários encontrarem as aves sem vida no recinto. Técnicos da Seagri-DF coletaram amostras para análise no laboratório oficial do Distrito Federal. “Estamos acompanhando desde o primeiro caso no Rio Grande do Sul”, afirmou Ibaneis, reforçando que o DF “está preparado para tomar todas as medidas sanitárias”.

A doença se espalhará para o mundo todo, porque as aves são migratórias. Já era esperado. O Brasil é um ponto central de migração entre América do Norte, Europa e polos. Será uma crise mundial: temos de encarar como encaramos a Covid”, diz o Governador Ibaneis Rocha

O caso do zoo brasiliense ocorre após dois focos confirmados no país:

  1. 💉 Rio Grande do Sul: Primeiro caso em ave silvestre (garça) em Montenegro (14/05);
  2. 💉 Tocantins: Surto em abatedouro avícola de Aguiarnópolis (19/05), na divisa com o Maranhão.
    Autoridades sanitárias locais afirmam que ambos estão “sob controle” e não representam risco à saúde humana.
Tags:

Você também pode gostar