Receitas de quentão preparadas com vinho para aquecer os climas festivos
Compartilhar

Sabia que quentão e vinho quente têm uma origem em comum? As duas bebidas surgiram da rica tradição europeia, mas foram adaptadas para as festividades brasileiras.
O vinho quente, o quentão, inicialmente popularizado no Brasil, se transformou em algumas regiões pela presença marcante da cachaça, o que resultou numa variação que conquistou paladares ao redor do país. “Fora isso, as bebidas são preparadas da mesma maneira”, explica Cibele Siqueira, sommelièreda Wine. “Pode-se aproveitar receitas de vinho quente para quentão e vice-versa”, destaca a especialista. Para mergulhar ainda mais fundo nas tradições calorosas deste mês que ainda segue festivo, descubra três receitas de quentão com vinho, acompanhadas de sugestões de rótulos que darão o toque especial a essas criações.
As festas juninas são uma das celebrações mais queridas e aguardadas no Brasil, marcando o mês de junho com suas tradições coloridas, danças típicas e uma gastronomia de dar água na boca. E, entre as iguarias mais apreciadas datemporada de São João, as bebidas quentes se destacam como item indispensável. Entre os queridinhos estão o quentão, feito à base de cachaça, açúcar, gengibre e especiarias, e o vinho quente, uma mistura de vinho tinto, açúcar, frutas e especiarias.
A boa notícia é que estas bebidas podem facilmente ser preparadas em casa, seja para um arraial entre amigos e família ou para se aquecer nos dias mais frios.
Ingredientes:
-
2 l de vinho tinto suave -
1 copo de água 200 ml -
Meio copo de cachaça -
1 e 1/2 copo de açúcar -
2 pauzinhos de canela -
12 cravos (ou a gosto) -
8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto)
Fonte: Revista Vogue